quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Sobre Belo Monte

Então, assinei a campanha do Movimento Gota D'água na semana passada. Mas não sem antes dar um boa pesquisada sobre o tema, principalmente pelo fato de serem atores globais. Afinal, sabemos, cá pra nós, que os atores globais não têm nenhuma autonomia, e só fazem o que a Globo lhes permite. Sabemos também que a Globo é suja até o fundo, e também que está fortemente comprometida em ferrar com o governo populista que se constrói no Brasil desde a "Era Lula".
Procurei então sobre o tema, para realmente saber se concordava ou não, e para saber mais informações sobre energia hidroelétrica, afinal, não sou nenhuma engenheira ambiental, e não vejo muito mais além do óbvio nessas questões.
O fato é, que mesmo que os motivos da campanha não sejam lá os mais nobres e estejam ligados a razões mascaradas da Rede Globo, mesmo assim, e independente disto, eu concordo com ela. Sou contra a construção, sim.
Daí, veio toda uma corja criticar a campanha, dizendo que é antipatriótica, pois a usina vai favorecer o crescimento econômico do Brasil, vai levá-lo ao status de grande potência: 



Ah, daí já é outra história né! Sou absolutamente contra essa prisão econômica que o homem se impôs. Toda a vida está condicionada agora a um crescimento econômico que é bom mesmo, e sempre, apenas para os ricos. Que perde cada vez mais o sentido, e que é cada vez mais absurdamente contraditório com as questões humanitárias. Nos dias de hoje, é quase impossível se preocupar com o mundo e não acabar sendo hipócrita. 
É preciso pôr um fim nessa lógica porca [ambição utópica], baseada num crescimento indefinido de números e indicadores econômicos que à nós, reles seres das camadas de baixo, nem é permito entender. Números e fórmulas frios e distantes que determinam nossas vidas todos os dias!

É importante que ao menos mostremos que estamos entendendo o que está acontecendo, que sabemos da gravidade da situação e o que representam tais acontecimentos.

A apatia da indiferença é que é perigosa!


Afinal, como diria o sábio Galeano:

"Onde se recebe a renda per capita? Tem muito morto de fome querendo  saber. Em nossas terras, os numerozinhos têm melhor sorte que as pessoas. Quantos  vão bem quando a economia vai bem? Quantos se desenvolvem com o desenvolvimento?"


Vídeo bastante esclarecedor:


2 comentários:

Stormrider disse...

O crescimento econômico a qualquer custo não é contraditório somente com as questões humanitárias, mas com as próprias leis da Física, enquanto depender de aumento da geração de energia.
O planeta tem um limite de geração de energia, se esse limite não for respeitado o resultado pode ser o colapso da própria humanidadde que deseja crescimento sem limites.

K. disse...

Perfeito. Isso mesmo! Uma burrice sem tamanho apregoada como estratégia de crescimento!